As enxaquecas são um tipo de dor de cabeça muito limitante pela intensidade e duração da dor mas também pelos sintomas associados. Em geral, a dor de cabeça enxaquecosa é latejante, unilateral e tem duração de 4 horas a 3 dias. As enxaquecas frequentemente estão associadas a náusea, sensibilidade à luz, barulho e cheiro. Algumas pessoas apresentam áurea, que pode ser perda parcial da visão, estocolmos (pontinhos de luz) ou formigamento do rosto antes da dor de cabeça se instalar. Esses pacientes fazem todos os exames neurológicos e recebem resultados normais, o que muitas vezes é frustrante para a pessoa e família pois parece não haver justificativa para não trabalhar e se fechar num quarto escuro.
Por isso as enxaquecas são chamadas cefaléias primárias, sem causa aparente. Sabemos que existe uma alteração de vasoconstrição, seguida de vasodilatação nos vasos cranianos que provocam essa dor. Fatores genéticos podem favorecer o quadro, assim como questões alimentares e hormonais. Geralmente pioram com atividade física ou calor intenso. São muito mais frequentes em mulheres, podem ter início na infância, adolescência ou idade adulta e geralmente melhoram após a idade fértil.
O papel da fisioterapia nesses quadros é:
Com isso, conseguimos diminuir a intensidade e frequência da dor de cabeça e melhorar bastante a qualidade de vida do paciente.
Fisio Articular
(11) 99314-8018
____________________________________________________________