Dor ao abrir a boca, bocejar, morder algum alimento mais duro? Ranger ou apertar os dentes dormindo ou até acordado? Fique atento, pode ser uma disfunção temporomandibular (DTM).
Chamamos de DTM qualquer alteração no sistema estomatognático (mastigação) ou disfunção mandibular com comprometimento muscular, articular, neural ou de oclusão, gerando adaptações na mordida, deglutição, digestão ou postura. E dor orofacial qualquer sintoma álgico na região de boca e face.
As causas para essa disfunção podem ser muitas: alterações cranianas de posicionamento intrauterino, no parto ou pós natal, traumas na cabeça, alterações posturais, aparelhos ortodônticos são algumas das possíveis causas. Outros agravantes como estresse, ansiedade, hábitos como roer as unhas, morder o lápis ou chicletes podem desencadear os sintomas e atrapalhar a reabilitação.
Muitas pessoas procuram seu dentista com dor na região da articulação temporomandibular (ATM) próxima ao ouvido externo, com dificuldade de abertura da mandíbula ou estalidos ao mastigar, dentes quebrados ou desgastados. A avaliação e tratamento da parte odontológica é fundamental para uma mudança no padrão de movimento da ATM mas deve ser complementada pela fisioterapia.
A fisioterapia é a ciência que estuda a mecânica do movimento e através de várias técnicas propõe o tratamento mais adequado para cada pessoa, de acordo com uma detalhada anamnese e avaliação clínica. Em geral, podemos dizer que liberando tensões musculares, devolvendo o livre movimento articular e reeducando o movimento mandibular podemos tratar as DTM com grande sucesso. No entanto, às vezes é preciso trabalhar também a postura, o fortalecimento, a coluna, o crânio e a deglutição.
Uma abordagem multidisciplinar com o dentista, fonoaudiólogo, psicólogo e fisioterapeuta pode ser fundamental para um tratamento eficaz e definitivo.
Fisio Articular
(11) 99314-8018
____________________________________________________________