Liberação Miofascial
Miofascial: mio = músculo + fáscia = tecido conectivo. Ou seja, miofascial significa fáscia muscular ou fáscia que envolve os tecidos musculares.
A fáscia ou tecido conectivo é um tecido que envolve, separa e divide o corpo em: tecidos, órgãos, células, etc. Tem um papel importantíssimo na ligação, união e separação de todas as partes do nosso corpo. É um tecido extremamente importante, pois protege e cria o ambiente onde os nossos órgãos, vivem, crescem e funcionam. As fáscias também envolvem toda a estrutura muscular, separando os diversos grupos musculares, envolvendo cada músculo, protegendo, evitando o atrito, coordenando seus movimentos e formando os tendões.
As alterações na fáscia podem alterar os fusos musculares, dando origem àquilo que vulgarmente se chama de problemas neuromusculares uma vez que o sistema nervoso comunica diretamente com os fusos musculares.
Traumas, infecções e muitas outras situações criam alterações na estrutura fascial que acaba muitas das vezes por resultar em dores, em dores crônicas.
A liberação miofascial tem como objetivo devolver a mobilidade da fáscia, colocando fim às dores fásciais ou miofasciais.