A Síndrome do Impacto do Ombro (SIO) é uma impactação mecânica de determinadas estruturas que estão localizadas no espaço glenoumeral e coracoacromial da articulação do ombro.
A SIO é considerada a afecção mais comum da cintura escapular com prevalência superior em indivíduos com idade entre 40 a 50 ano. Entre as causas podemos destacar os traumas e quedas sobre o ombro, esportes de colisão nos membros superiores e que geram movimentos repetitivos e de sobrecarga para cintura escapular. Pessoas que trabalham em atividades que exijam movimentos repetitivos e que não têm um bom equilíbrio de força muscular na articulação do ombro também estão propensas a desenvolver essa patologia.
Por ser a articulação mais móvel do corpo e permitir muitos graus de liberdade de movimento, o complexo do ombro é muito instável. Por isso, é importante que os músculos que estão ao redor dessa cintura escapular estejam trabalhando equilibradamente, tanto em relação a forca quando alongamento.
Quais os sintomas mais comuns da Síndrome do Impacto do Ombro?
Veja os sintomas de uma SIO abaixo:
Com certeza a Síndrome do Impacto do Ombro tem cura e vamos te ajudar dando algumas dicas de tratamento. Porém, aos primeiros sinais de dor e perda de mobilidade do ombro, você deve buscar ajuda de um profissional médico e fisioterapeuta para fazer um tratamento adequado e seu ombro não evoluir para um quadro mais grave, como o ombro congelado.
Após o diagnóstico, o médico pode prescrever medicamentos analségicos e antiinflamatorios para acontrolar a dor. O encaminhamento para um tratamento de fisioterapia é de extrema importante para o processo de cura.
Uma intervenção fisioterapêutica adequada consiste em:
O tratamento cirúrgico deve ser escolhido somente nos casos em que o paciente não apresente melhora do quadro e bloqueio.
Veja uma sequência de exercícios que você pode fazer em casa para seu ombro e nos acompanhe nas redes sociais para mais conteúdos sobre o ombro.
A Fisio Articular conta com profissionais qualificados que irão te ajudar no tratamento mais adequado para a Síndrome do Impacto do Ombro e qualquer dúvida ou sugestão nos procure. Até mais!
Siga a gente nos seguintes canais: