Dor lombar na gravidez é comum, porém não deve ser considerada normal. Cerca de 60% das mulheres grávidas, poderão ter pelo menos uma crise de dor na coluna.
A lombalgia pode iniciar a partir do terceiro trimestre e conforme a gravidez progride, e o peso da barriga aumenta, o eixo de sustentação da coluna lombar modifica e a dor exacerba.
O útero expandido desloca o centro da gravidade, estirando e enfraquecendo os músculos abdominais, impondo pressão sobre a coluna e alterando a postura. Os músculos paravertebrais trabalham mais e aumentam a pressão nas articulações, justamente por isso as dores aumentam no fim do dia. Com a compressão de algum nervo pode também piorar as dores lombares, gerando uma lombociatalgia, que é uma irradiação para os membros inferiores.
Além das alterações posturais, a gestante tem uma séries de hormônios novos sendo produzidos para preparar o corpo para o parto e amamentação do bebê. Um dos principais hormônios que pode propiciar a dor lombar nos primeiros meses de gravidez, é a relaxina, que tem como função promover um relaxamento de todos os tecidos ligamentares do corpo, para aumentar a capacidade de espaço para o crescimento do feto e facilitar sua passagem pelo canal vaginal no momento do parto. Sendo assim, a mobilidade de todas as articulações aumenta e consequentemente elas ficam mais instáveis, podendo iniciar um quadro álgico lombar.
A dor lombar na gravidez não é grave, mas deve ser observada com cuidado e tratada sempre. Se a intensidade é leve, tente fazer alguns alongamentos e fortalecimentos em casa e introduza na sua rotina algum tipo de atividade física, como pilates, yoga ou hidroginástica para gestantes. Assim você manterá um equilíbrio em força muscular e alongamento articular, além de manter o nível estresse controlado. Porém se a intensidade da dor é moderada ou severa, ou ainda você já tem um histórico de dor lombar prévia, sem dúvida procure um fisioterapeuta para tratar sua dor.
Sempre consulte seu médico sobre a progressão da dor, porque pode ser um sinal de trabalho de parto prematuro, uma infecção ou problemas mais sérios. E nunca tome medicamentos sem prescrição médica, pois podem afetar o desenvolvimento do seu bebê.
Algumas medidas podem aliviar sua dor lombar!
Estudos relatam que exercícios de fortalecimento do abdômen e parte inferior das costas possuem ótimos resultados. Acesse o link para ver uma sugestão de exercícios para sua coluna.
Além de exercícios e atividades físicas suaves, sugerimos algumas medidas para aliviar a dor:
Se tiver qualquer dúvida sobre dores durante a gestação entre em contato com a gente. A Fisio Articular conta com fisioterapeutas que o auxiliarão no tratamento da sua dor!
Siga a gente nos seguintes canais: