A artrose nas mãos tem como características o desgaste das articulações das mãos, o que aumenta o atrito entre os ossos e danifica as cartilagens gerando inflamação. Os sintomas encontrados são dor, espessamento das articulações nos dedos, dificuldade para realizar movimentos simples.
A artrose é mais frequente em idosos, em mulheres durante a menopausa e em pessoas que executam atividades diárias com uso repetitivo das mãos.
Segundo o Centro de Controles e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, 40% da população mundial possui ou terá osteoartrose nos dedos e punhos.
A artrose é diferente da artrite. A artrite pode ter como causas, infecções e doenças auto-imunes, já a artrose é a degeneração na cartilagem entre as articulações e os ossos.
Os principais sintomas da artrose nas mãos são:
A artrose nas mãos aparece, frequentemente, na ponta dos dedos com nódulos de Heberden, nódulos de Bouchard (encontrados nas articulações), na base do polegar (rizartrose), na base dos dedos e punhos.
O diagnóstico é feito por exame clínico e raio-X . Os médicos costumam solicitar exames de sangue para descartar artrite reumatóide, outros tipos de artrite, bem como outras doenças sistêmicas.
O tratamento no começo é realizado com medicamentos anti-inflamatórios, analgésicos, imobilização e reabilitação.
Nessa fase, a fisioterapia é uma importante parte do processo porque atuará com:
Medicamentos protetores de cartilagem são utilizados para retardar o processo de desgaste e diminuir a dor, assim como a injeção intra-articular, quando indicada pelo médico, ajuda a aliviar os sintomas.
Quando há uma evolução para casos avançados, com muita dificuldade de usar a mão, o tratamento cirúrgico pode ser indicado.
A atividade física é recomendada para pacientes com artrose nas mãos, porém deve ter mais cuidados na hora de segurar pesos ou aparelhos em posição que cause dor. Alguns pacientes podem sentir incômodos durante um esforço. Um bom fisioterapeuta poderá o ajudar criando uma série de exercícios individualizados com o objetivo de fortalecer a musculatura ao redor da articulação e alongando músculos do punho e dedos, aumentando a amplitude de movimento.
Uma musculatura forte e flexível ao redor da articulação irá diminuir a dor, o atrito entre os ossos e a inflamação.
Órteses, como talas também podem auxiliar no tratamento. Estes são dispositivos que irão manter as articulações alinhadas e em uma posição correta, imobilizando as articulações do carpo, diminuindo a dor e a inflamação. Pode ser utilizada por alguns períodos do dia ou em atividades em que a dor é mais intensa e muitas vezes solicitamos o uso ao dormir.
A artrose pode ser tratada a partir de um bom diagnóstico e tratamento com profissionais especializados. A Fisioterapia será a melhor opção de tratamento para a reabilitação das mãos.
Procure hoje mesmo a Fisio Articular! Temos bons fisioterapeutas que o ajudarão no tratamento da artrose nas mãos.
Siga a gente nos seguintes canais:
2 Comments
Olá, como vai ?
Interessante sua puplicação vc acha pertinente colocar
neste meu site?
lhttp://planosdesaudehdm.com.br
.
Um grande abraço.
Olá Tânia, desculpe a demora. Se quiser ainda usar o texto pode divulgar com autor identificado e menção ao endereço do blog.