A artrose, também conhecida por osteoartrose é uma doença bastante comum e compromete as articulações do joelho devido ao desgaste da cartilagem que envolve as suas superfícies ósseas.
O joelho é uma das articulações que mais suportam cargas para nos manter em pé e é solicitada em todos os movimentos que envolvem os membros inferiores e em quase todas as trocas posturais.
Cada vez mais esta doença acomete a saúde da população e os fatores para o desenvolvimento da artrose estão relacionados ao:
Essa patologia tem ocupado terceiro lugar na lista dos segurados da Previdência Social que recebem auxílio doença no Brasil.
A artrose é mais frequente em indivíduos com mais de 65 anos e mulheres, que possuem estrutura óssea menos fortalecida do que os homens. Entretanto, a artrose não deve ser sinônimo de envelhecimento e que todas as pessoas idosas terão artrose.
Jovens também apresentam artrose, um processo precoce e idosos com um sistema musculoesquelético saudável.
A classificação da artrose pode ser primária ou secundária. É considerada primária quando a causa é desconhecida, ou por fator genético, sobrecarga mecânica ou um processo de envelhecimento natural.
Na artrose secundária pode ser encontrada após traumatismos articulares e infecções articulares.
Os pacientes descrevem que começam com o cansaço e inflamação nas articulações. A dor é o primeiro sinal e aumenta com atividades como descer, subir escadas e prática de esportes com impacto.
O edema (inchaço) é o segundo sintoma decorrente da inflamação da membrana sinovial que reveste a articulação do joelho.
Com a progressão da doença, algumas pessoas pode apresentar deformidades do membro inferior com dificuldade para se movimentar e caminhar.
Além desses sintomas, é comum nestes casos a rigidez (ao acordar ou após períodos de repouso) e fraqueza muscular.
A fisioterapia é um dos tratamentos mais frequente e benéficos no caso da artrose de joelho. Muitas vezes, pode ser combinada com o tratamento medicamentoso prescrito pelo médico.
Entre os objetivos do fisioterapeuta na reabilitação do paciente estão:
Em larga utilização também é indicada em seu tratamento o método Pilates proporcionando aumento da flexibilidade, força muscular e melhora do alinhamento postural.
A reabilitação na artrose deve visar não somente o alívio da dor, mas o resgate da função, considerando que não existe uma especialidade terapêutica que leve a cura da patologia, mas ao bloqueio ou retardo de sua evolução. Veja o nosso vídeo com algumas dicas de alongamentos para os MMII.
Procure um profissional adequado que possa te orientar quando sentir algum sintoma de artrose !
Venha conhecer a Clínica Fisio Articular e iremos oferecer o tratamento mais adequado para os seus joelhos !
Siga a gente nos seguintes canais:
4 Comments
Eu tenho artrose no joelho direito e isto me atrapalha bastante,já não consigo mais andar na esteira como antes,faço transporte e musculação. Gostaria de fazer algo que me ajudasse mais no meu dia a dia.
Oi Rosângela, precisamos entender a mecânica do seu corpo, porque essa região está sobrecarregada para tratar de forma mais efetiva. Procure um fisioterapeuta e faça essa avaliação.
Tenho artrose no joelho nas juntas da mão direita no ombro, poderiam me ajudar por favor ,tenho 66 anos , obrigada
A artrose é um processo de desgaste das articulações. Faça exercícios de fortalecimento muscular para evitar que a sobrecarga chegue nas articulações diminuindo a degeneração.