Os osteófitos, comumente, conhecidos como bicos de papagaio, podem ser formados na coluna causando intensa dor e formigamento nos braços ou nas pernas, dependendo da posição onde estão. Eles recebem esse apelido pela sua aparência nos exames radiológicos, na forma de gancho, parecendo o bico de um papagaio.
Essas pontinhas de osso se formam em locais onde há muita tensão de tendões e ligamentos sobre o osso. Nosso corpo é muito sábio e quando reconhece que uma região está sobrecarregada manda reforço depositando mais cálcio que forma esses osteófitos.
Algumas patologias podem estar associadas à osteofitose e um diagnóstico médico é muito importante para diferenciar de doenças como, por exemplo, uma Artrose de coluna que gera várias deformidades na vértebra ou até uma Espondilite Anquilosante onde essas pontinhas crescem muito ao ponto de unir uma vértebra à outra limitando a mobilidade da coluna.
Em geral, os osteófitos são inocentes e muitas pessoas vivem anos sem saber que tem até precisarem de um RX de coluna e descobrirem que estão lá.
O problema começa quando essas pontinhas duras encontram um nervo que está saindo daquela vértebra ou da vértebra acima. Na maioria das pessoas isso ocorre em determinadas posições como inclinar ou rodar a cabeça ou o tronco. Quando acontece a compressão do nervo pelo osteófito o paciente pode sentir muita dor e formigamento do braço ou perna. Outra possibilidade é ele encontrar um tendão ou ligamento e provocar inflamação na região.
Existem alguns fatores que colaboram com a formação óssea. Como já falamos, são áreas de sobrecarga, então movimentos repetitivos, desequilíbrio muscular, fraqueza muscular, desgaste como na artrose, favorecem o surgimento do bico de papagaio.
O diagnóstico do osteófito é feito por RX mas precisamos saber se ele está apertando um nervo, um ligamento, ou outros tecidos na região causando inflamação e dor local e para isso o médico pode solicitar também uma ressonância magnética.
Se a queixa for pontual um ortopedista pode ser o especialista mais indicado para fazer o diagnóstico mas, caso as queixas sejam em várias articulações, procure um reumatologista para um diagnóstico preciso.
Para aliviar a dor que este incômodo provoca, o médico pode recomendar o uso de analgésicos e anti-inflamatórios.
Contudo, a fisioterapia é que vai tratar a causa do problema. Liberar a mobilidade de cada vértebra, fazer um reequilíbrio muscular, proporcionar uma postura correta vai evitar a sobrecarga e a continuidade de depósito de cálcio. Além disso, a fisioterapia dispõe de recursos analgésicos e anti inflamatórios que reduzem a necessidade de remédios e seus efeitos colaterais.
Bico de papagaio não tem cura. Aqueles já formados não vão deixar de existir mas, com tratamento adequado, vão deixar de apertar os tecidos que estão em volta, deixando de gerar inflamação, dor e formigamento.
A fisioterapia e prática de exercícios ajudam a prevenir a perda ou a limitação do movimento articular, a fraqueza muscular e a instabilidade das articulações. Músculos mais fortes protegem a articulação. Devem-se priorizar exercícios com menor grau de impacto articular e voltados para fortalecimento e alongamentos, sempre acompanhado por profissionais da área.
A Fisio articular tem contribuído cada vez mais com a saúde e qualidade de vida da população! Venha nos visitar e conhecer nossos profissionais!
Siga a gente nos seguintes canais: