Dores no pescoço, cervicalgia ou dor na cervical são um sintoma muito frequente. A dor inicia-se na nuca ou na região dos ombros e pode irradiar para os braços, para as costas ou para a cabeça.
Na região do pescoço, a dor pode começar leve e local com sensação de cansaço; e progredir para uma dor mais intensa e limitante, frequentemente irradiando para os braços ou para a cabeça como dor no couro cabeludo ou dor de cabeça.
Isso pode trazer consequências muito desagradáveis como reduzir sua produtividade e limitar atividades de vida diária e sociais. Não existe uma incidência maior em relação à idade mas pode acometer em maior grau aquelas pessoas que passam muitas horas no computador, lendo, no celular ou em qualquer esforço prolongado dos braços sem apoio.
Outro fator que favorece esse mal é o estresse. Os músculos da região cervical reagem rapidamente com pontos de tensão quando submetidos a estresse emocional.
As alterações posturais também estão frequentemente associadas à ocorrência de dor cervical, tanto na postura em pé quanto na sentado.
Outro fator muito importante nesses casos é o Whiplash ou chicote cervical que ocorre em acidentes de carro, mesmo que em baixa velocidade, pancadas por trás, montanha russa, …pode gerar dor que perdura por muito tempo.
Frequentemente encontramos patologias associadas a essas dores cervicais. As mais comuns são artrose de coluna, protusões ou hérnias discais, osteófitos (bicos de papagaio), etc.
Não podemos deixar de pensar naquelas mais graves como estenose do canal medular, fraturas de vértebra, tumores de coluna que são mais raros mas devem ser acompanhados imediatamente pelo médico.
Os torcicolos também são queixas bem comuns e geralmente benignos por contratura muscular consequentes de mal jeito ao dormir ou ficar no sofá assistindo um filme, ou algum esforço fora do habitual. Se não se resolverem logo, em poucas intervenções são resolvidos pelo fisioterapeuta.
“Travar”o pescoço é outra coisa que muitas pessoas tem. Esse desconforto intenso e repentino é uma reação de proteção do nosso corpo diante de algo que ele entende como ameaça. Se isso for muito intenso ou repetido é preciso investigar a causa desse travamento e tratá-la antes que o corpo se adapte numa posição antálgica (fugindo da dor), gerando outras consequências pelo corpo.
A primeira atitude de um fisioterapeuta diante de uma dor cervical é avaliar e descobrir o que dói e porque dói. A avaliação é o processo mais importante porque vai determinar o tratamento que será feito em cada pessoa.
Sabendo qual o tecido que está gerando dor e de onde vem o problema a fisioterapia usará de vários recursos para liberar os nervos e os vasos que levam informação e nutrição para a região da dor, organizar a mecânica da região para evitar a sobrecarga de músculos, tendões e ligamentos, aumentar o espaço articular que estiver restrito dando mobilidade a todas as articulações envolvidas. Além disso, podemos diminuir a dor e a inflamação desse tecido com aparelhos e técnicas de terapia manual como laser, correntes combinadas, liberação miofascial, agulhamento de pontos gatilho para então devolver a função local com movimentos fisiológicos e se necessário exercícios de alongamento, fortalecimento e propriocepção.
Nos casos mais graves, quando há diagnóstico de comprometimento medular pode ser indicada a cirurgia como tratamento, para dar estabilidade à coluna. A fisioterapia deve ser iniciada assim que o médico cirurgião autorizar para se evitar maiores perdas de mobilidade e função.
Em muitos casos de compressão de nervos e artérias uma boa fisioterapia pode livrar o paciente da cirurgia, acelerando sua reabilitação e o retorno às atividades laborais e sociais.
O tratamento postural também pode ser fundamental para a melhora da dor. Técnicas como a RPG são muito bem indicadas quando a causa da dor é postural ou como prevenção de novas lesões.
A fisioterapia ortopédica é de extrema importância e altamente recomendada para diversas dores na coluna, sendo uma das mais procuradas e conhecidas áreas da fisioterapia. Oferecendo um leque de possibilidade de tipos de tratamento das mais diversas disfunções que causam a dor cervical !O profissional deve buscar detectar precocemente e tratar tais disfunções que comprometem a saúde, a mobilidade, a vida das pessoas.
Nesse link te damos alguns exercícios de alongamento para fazer em casa.
Caso precise de nós, é só entrar em contato com a Fisio Articular!
Siga a gente nos seguintes canais: