A Coluna vertebral é o eixo central do corpo humano que tem como função sustentar grande parte do peso corporal, proteger a medula espinhal e as raízes nervosas, dar mobilidade e ao mesmo tempo estabilidade do tronco.
Lombalgia é o nome que se dá para a dor lombar. A dor pode se localizar na lombar mais alta, região de L1, L2 e L3 ou como é mais comum na região de L4 e L5, podendo gerar uma irradiação para as nádegas e atrás das coxas. Para esse caso, denominamos lombociatalgias.
A intensidade das lombalgias podem variar de intensidades leves como um incômodo simples a uma dor severa e incapacitante, onde é necessário o uso de medicamentos corticóides. Juntamente com a dor lombar, o paciente pode ter queixas como: coluna travada ou limitações de movimentos de flexão, extensão e inclinação da coluna, contratura muscular, formigamentos e dormências dos membros inferiores, compensações posturais e claudicações. Todo esse quadro sintomático, muitas vezes o impossibilita de realizar atividades simples da vida diária.
A dor na coluna lombar em geral não ocorre somente por uma causa específica e sim por uma uma série de fatores que vão se somando. Abaixo alguns exemplos:
O tratamento proposto pelo médico ou fisioterapeuta dependerá da intensidade e da causa da lombalgia.
Entre as técnicas mais utilizadas para o tratamento estão:
Caso seu sintoma esteja leve e você queira tentar um tratamento caseiro, faça todos os dias alongamentos das penas e da coluna e inicie uma série de exercícios abdominais para dar estabilidade para sua coluna. Mas lembre-se que se os sintomas piorarem, você deve procurar um fisioterapeuta para orientá-lo e ajudá-lo no tratamento e prevenção da lombalgia.
Veja uma sequência de exercícios para lombar que preparamos pra você.
A Fisio Articular conta com uma boa equipe de fisioterapeutas que atuam no tratamento da dor lombar, estamos a sua disposição!
Siga a gente nos seguintes canais: