Você sabia que o mesmo torcicolo pode ser classificado como leve no bebe de até 3 meses e grave no bebe de 9 meses? Isso acontece porque o tratamento dessa condição é muito mais simples, rápido e efetivo em bebês mais novos.
Consideramos todas as tensões que limitam o movimento adequado na região do pescoço do bebê, como torcicolos. Eles podem ser leves, com pouca repercussão nos movimentos e poucos sinais de desconforto, até muito graves com nódulos musculares palpáveis e muito incômodos.
Os torcicolos nos bebês têm algumas causas conhecidas. O posicionamento intrauterino: alguns bebês ficam numa mesma posição por muito tempo durante a gestação. Um parto difícil ou rápido demais: as contrações uterinas apertando a cabeça do bebê contra o canal de parto por um tempo prolongado, o uso de fórceps ou vácuo de extração, ou até um expulsivo rápido demais que não dá tempo de segurar o bebê da forma adequada ao nascer. O manuseio inadequado do recém-nascido: ao nascer os bebês não têm controle de cabeça e vão começar a experimentar a força da gravidade, então é muito importante apoiar essa região sempre ao segurar o bebê.
Para tratar essas tensões usamos de movimentos suaves, rítmicos, de forma a liberar cada articulação, músculo, fáscia, até o total relaxamento dos tecidos e recuperação do movimento esperado em cada fase do bebê. A orientação dos pais em relação ao posicionamento, manuseio correto e estímulos adequados, são fundamentais para uma boa evolução do quadro.